A Nike apresentou suas primeiras inovações para as Olimpíadas do Japão. Confiram os novos uniformes de EUA, Coreia e Nigéria para os Jogos Olímpicos de 2020!
NIKE ANUNCIA INOVAÇÕES PARA OS JOGOS DO JAPÃO E AMPLIA LIDERANÇA NO SETOR
Marca expande plataforma recordista em corridas e aumenta foco nas ações para enfrentar as mudanças climáticas.
A NIKE Inc. (NYSE: NKE) anunciou hoje as inovações revolucionárias para os atletas que competirão os jogos do Japão. Elas incluem tênis criados para oferecer aos corredores um benefício mensurável de desempenho, voltados para uma nova era nas competições. A plataforma NEXT%, que estreou nos pés do recordista da maratona Eliud Kipchoge, vai ser ampliada para novas modalidades após o sucesso sem precedentes nas provas de fundo.
Às vésperas do evento mais importante para o mundo do esporte, a Nike também lança novas coleções feitas de materiais sustentáveis, para todos os atletas. A emergência climática continua causando impacto na competição e nos treinos. Nesse cenário, as inovações sustentáveis da Nike representam o compromisso da marca em ajudar a proteger o futuro do planeta – e consequentemente do esporte. Entre os destaques estão o uniforme para pódio com design mais sustentável da história do Team USA, tênis feitos majoritariamente de resíduos reciclados e peças casuais que abraçam a ideia de um futuro com zero emissões de carbono.
“A Nike enxerga no grande palco do esporte mundial uma oportunidade para mostrar ao planeta o que é possível conquistar”, diz o presidente e CEO da NIKE Inc., John Donahoe. “Afinal de contas, o que está em jogo não são apenas recordes, mas o próprio futuro do esporte. Em Tóquio, vamos ajudar os melhores do mundo a atingir novos níveis de desempenho, graças a nossas plataformas revolucionárias. Ao mesmo tempo, vamos apresentar soluções reais para as barreiras enfrentadas por todos os atletas diante de condições climáticas que mudam rapidamente”.
- Coleção para pódio do Team USA Em julho, o Team USA vai mostrar o poder da sustentabilidade durante as cerimônias de entrega de medalhas. Em Tóquio, os medalhistas americanos subirão ao pódio vestindo o inconfundível casaco Windrunner, agora reestruturado e feito de poliéster 100% reciclado. A calça tem nylon 100% reciclado, com detalhes de borracha Nike Grind também reciclada. O sneaker Nike Air VaporMax 2020 é feito a partir de sobras recicladas do processo de manufatura, e tem uma parte superior costurada com alta precisão, que reduz ao mínimo os resíduos resultantes do processo.
NIKE APRESENTA OS UNIFORMES DE FUTEBOL PARA TÓQUIO
Uniformes dos Estados Unidos, Nigéria e Coreia do Sul são apresentados para a temporada de 2020.
Durante as principais competições do mundo, são muitas as seleções de futebol que entram em campo com um Swoosh (logomarca da Nike) estampada na camisa. Cada uma dessas seleções traz consigo sua história e cultura. Este ano, as características especiais de cada país serão celebradas em coleções únicas e especiais. Partindo das lições de sucesso deixadas pela coleção de 2018 usada pela Nigéria, a Nike fez imersões culturais profundas e trabalhou junto a cada confederação de futebol. O objetivo foi criar uniformes que realmente representassem as nações. Cada equipe terá um visual único, incluindo desde estampas desenhadas a mão até fontes feitas sob medida. Em vez de usar modelos pré-prontos, a equipe de designers da Nike partiu de um cardápio inicial de 65 “partes”: diferentes golas, mangas, punhos, posições dos escudos, entre outros.
Criar uma coleção de futebol exige não apenas habilidades artísticas: a ciência está sempre à frente do processo. Nos novos uniformes, tudo começou no laboratório, onde a Nike coletou dados com mais de trezentos jogadores e registrou movimentos específicos praticados durante as partidas. Desde áreas com maior incidência de suor, a padrões de estiramento do tecido sobre os músculos, tudo foi registrado. Usando um algoritmo de difusão de reação e princípios de design gerador, a Nike desenhou uniformes que absorvem o suor 55% mais rápido, são 13% mais ventilados e têm 10% mais stretch do que as versões anteriores da marca. As peças usam os mesmos princípios que norteiam os calçados Nike Flyknit, com uma costura de alta precisão reforçada nos pontos onde isso é mais necessário –além de mais ventilação nas partes que acumulam calor. Uma avaliação detalhada das roupas revela a complexidade da estrutura da trama, sem deixar de lado o orgulho de cada seleção e o aspecto estético das peças.
Durante o Fórum Nike 2020, realizado hoje, 5, foram apresentados os uniformes de três delegações. Os demais países terão lançamentos locais ao longo dos próximos meses.
EUA
Esta é a primeira vez que o time de futebol dos Estados Unidos se refere a si mesmo como “States” no uniforme. A palavra será exibida como símbolo de orgulho patriótico em várias peças: nas costas da camisa do segundo uniforme, na parte de trás do meião, no peito do casaco que os jogadores usarão durante a execução do hino nacional.
O primeiro uniforme tem visual branco, elegante, enfeitado por detalhes. O azul da gola vai se transformando num vermelho inspirado na bandeira do país, e a parte de trás da nuca conta com listras brancas. O design da lateral, também com listras, foi criado com base em dados colhidos no laboratório, indicando que a aparência dos lados da camisa muda na hora de um chute potente. Com o atleta parado, as listras parecem ser irregulares; já com um movimento de pernas elas ficam alinhadas. O logo Futura da Nike pode ser visto do lado esquerdo do peito e no meião, e os Estados Unidos são a única seleção que vai usar esta versão da marca Nike no uniforme de 2020.
O segundo uniforme tem um tom cinza chumbo, quase preto, marcado por toques de azul e vermelho vivos. A estampa abstrata da camisa foi desenhada à mão pela equipe de design da Nike. Ela se inspira nos elementos do visual camuflado usado pela alta costura. Partindo de um pedido dos jogadores, que queriam um escudo marcante na camisa, todos os escudos de 2020 (incluindo o dos EUA) voltarão a ser bordados em alto-relevo, criando dimensão e brilho na peça. (Observação: tanto o escudo quanto o logo Futura não estarão no uniforme usado nos jogos olímpicos, para atender às regras.)
A coleção completa de uniformes dos Estados Unidos traz várias referências ao amor dos americanos por diversos esportes e por um visual descolado. A palavra “States” também será estampada nas peças de lifestyle, e não apenas nos uniformes.
COREIA
O uniforme da Coreia foi consideravelmente renovado para simbolizar a cultura vibrante e a inconfundível Hallyu(a popularização da cultura coreana). O ícone da onda coreana está representado na estampa ondulada do primeiro uniforme, que tem ainda os trigramas inspirados na bandeira do país. Esses trigramas também podem ser vistos nos nomes e números dos jogadores, nas costas da camisa. O rosa vibrante no alto da peça vai se transformando no novo tom de vermelho da federação coreana de futebol, à medida que o uniforme avança do tórax para os shorts. O escudo de 2020 é novo, e traz a figura geométrica de um tigre. A barra da gola e da manga é preta, e tem listras laterais também pretas onde se lê “Daehan Minguk” em caracteres coreanos, bem como “Korea” em inglês. A palavra “Korea” também está estampada no meião.
O segundo uniforme esbanja ousadia dentro e fora de campo graças à marcante estampa preto e branca de pele de tigre, visível na camisa e no meião. As listras da estampa também foram pintadas à mão pela equipe de design da Nike. O tigre branco é um animal sagrado na mitologia coreana, visto como guardião e símbolo de coragem e poder. O Swoosh e o escudo têm um tom dourado metalizado, e o conjunto completo cria uma sensação visual luxuosa.
A coleção completa da Coreia inclui peças exclusivas como sobretudos e óculos escuros, além deuma quantidade consideravelmente maior de modelos femininos do que em anos anteriores.
NIGÉRIA
No mundial de futebol de 2018 a Naija causou uma revolução ao exibir uma coleção que estabeleceu um novo patamar no design de uniformes para seleções da Nike.
Este ano, a Nigéria prossegue nessa jornada de inovação visual: o primeiro uniforme da equipe mistura a estética da tradicional túnica africana ao mais moderno design para futebol. A estampa foi desenhada à mão, e representa a cultura nigeriana de valorizar a nobreza e as famílias. O escudo está no centro do peito, e o Swoosh da Nike vem logo abaixo. Os nomes e números dos jogadores fazem referência às asas de uma águia. O termo “Naija” é registrado na parte interna da camisa, na altura da nuca, e também nos meiões, numa tipologia que aparece pela primeira vez.
Já o segundo uniforme se inspira no Onaísmo, movimento artístico tradicional de grande importância para o design e as artes manuais do país. A referência está representada em detalhes na barradas peças. Uma estética de pena de águia, distorcida com grande criatividade, vai se repetindo e aumentando de tamanho ao longo do uniforme, num efeito de grande impacto visual. A gola V vem sobreposta a uma dobra mais espessa na parte de trás da camisa, e tanto a gola quanto as mangas têm uma pequena fenda no meio.A coleção Naija completa chega com uma ampla seleção de peças de roupa Super Eagles que incluem poncho, colete, vestido e muito mais.
A coleção completa da Coreia do Sul estará disponível em Nike.com.br a partir de abril, enquanto as peças da Nigéria chegam ao mercado brasileiro em julho.
Confiram todos os detalhes da nova Nike Air Zoom Mercurial clicando aqui!
Acompanhem-nos nas redes sociais:
Canal no YouTube: C&C TV
Fan Page: Camisas & Chuteiras / Facebook: Camisas & Chuteiras
Twitter: @Camisa_Chuteira
Instagram: @camisasechuteiras
e-mail: camisasechuteiras@hotmail.com
Gabriela Maia
Vai lançar essa blusa do USA aqui no Brasil, se sim, quando e onde??
Vitor Marins
Se lançar, no site da Nike.