No post de hoje teremos um review especial. Mostrarei para vocês minha coleção de Adidas +F50 Tunit adaptadas para TF. Confiram!
Quem acompanha o blog há algum tempo sabe que sou um apaixonado por customizações. Na minha lista de chuteiras exclusivas estão modelos como: adiPure II TF, King Finale TF e IN, Tiempo Flight TF, Morelia TF, V3.10 TF e mais algumas blackouts.
Isso começou a mais ou menos 10 anos, mas de 2009 pra cá tenho dado mais trabalho ao meu amigo Nenenzão. O primeiro modelo top que fiz a conversão foi na minha +F50.7 Tunit A3. Não sei se os mais jovens vão se lembrar, mas na época a linha A3 Acube era o que tinha de melhor para quem buscava uma chuteira TF.
Os modelos combinavam um cabedal com a mesma tecnologia usada pelos profissionais com o sistema de amortecimento A3. O preço era salgado, mas a qualidade do produto valia a pena. Acreditem, R$400,00 pra época era muita grana.
![]() |
Solado original da linha A3 Acube |
Como a chuteira era um pouco mais alta devido ao sistema de amortecimento e meus tornozelos nunca foram dos melhores, acabei tendo dificuldade de adaptação e algumas torções. Mas para não desperdiçar o excelente cabedal, Nenenzão entrou em ação e a modificou para TF.
Com o novo solado ela ficou um pouco mais pesada, mas devido ao seu cabedal extremamente confortável e leve, achei que no final das contas acabei fazendo um upgrade na chuteira.
Não consegui obter a informação de qual era o material usado no desenvolvimento do cabedal na época, mas posso afirmar que é um dos melhores sintéticos que já usei. Além de muito maleável, a resistência é um dos pontos fortes. Já troquei o solado por desgaste três vezes e o cabedal continua inteiro. Sem dúvidas uma das melhores chuteiras que já tive.
Em 2006 a Adidas revolucionou o mundo das chuteiras com o lançamento da Adidas +F50.6 Tunit. Ela foi a primeira chuteira totalmente intercambível da história, dando a opção de diversos tipos de cabedais, travas e palmilhas para determinadas situações de jogo.
Seu cabedal foi desenvolvido com o Adidot, um material sintético extremamente leve e resistente. Outras tecnologias como Alles Klar e Agion estão presentes no modelo. Introdução feita, vamos ao que interessa.
Meu amigo Só Chuteiras adquiriu há alguns meses um cabedal dessa sensacional chuteira. E adivinhem onde essa belezinha foi parar? Isso mesmo, nas mãos do Nenenzão. O resultado não poderia ser diferente: +F50.6 TF.
O que eu não esperava, era que meu parceiro não se adaptasse ao modelo, e para minha alegria incluiu a chuteira em uma das nossas negociações. Assim eu conseguia minha segunda F50 Tunit TF.
Na minha opinião, esta é uma das mais discretas e belas F50 lançadas até hoje. O cabedal não é tão maleável como o de sua sucessora F50.7, mas mesmo assim oferece um excelente toque na bola e conforto. Apesar de ainda não ter exigido tanto do modelo, posso afirmar que sua durabilidade é um dos pontos a se destacar.
Com a inserção do solado ao cabedal seu peso tem uma mudança drástica, mas nada que me incomode. Mas felizmente, Nenenzão recebeu um solado mais leve que esse que eu vinha usando, e estou pensando seriamente em dar um upgrade em todos os meus modelos modificados.
Em resumo, a F50.6 não é tão boa quanto a F50.7, mas mesmo assim tem uma qualidade excepcional. Bem provável que essa avaliação sofra alterações caso venha substituir o solado, portanto, fiquem ligados.
![]() |
A textura “diamante” no cabedal é sensacional! |
E por último, e não menos importante, o mais novo xodó da minha coleção: +F50.8 Tunit Climacool.
Sabe aquela chuteira que você sempre quis ter e nunca conseguiu achar? A +F50.8 Climacool era um dos modelos que eu mais desejava ter na minha coleção, e agora, graças ao meu parceiro Só Chuteiras, eu tenho!
Na mesma época que ele me enviou a F50.6, também veio no pacote a belezinha aí. Na época, por falta de um solado número 42, esse cabedal ficou encostado. Mas depois de alguns meses de espera, finalmente o Nenenzão finalizou a customização.
Autorizado pelo seu dono, testei o modelo, e como esperado, já dei início a negociação. Felizmente tive a sorte de adquiri-lo.
Sem dúvidas ela é uma das chuteiras mais lindas que já vi. Mas não é só pela beleza que impressiona. Não tive a oportunidade de pesá-la antes da inserção do novo solado, mas o peso do cabedal era mínimo. E mesmo depois do solado TF acoplado, ela continua muito leve.
O conforto do cabedal também impressiona. Devido a tecnologia Climacool, ela tem 360º de ventilação. O que permite um maior controle de calor e umidade. Realmente faz diferença em um dia quente, mas estou ainda mais ansioso para testá-la em um dia de chuva.
O cabedal é confeccionado em microfibra e mesh, e ainda conta com a tecnologia adiHex.
Mesmo calçando um número a menos, o ajuste ao meu pé foi excelente, e melhorado com uma palmilha Confort da minha adiPure II.
Como o cabedal é muito fino, o contato com a bola é excepcional. Mas confesso que a cada chute fico com medo da chuteira rasgar. Só o tempo irá dizer se ela é tão resistente como os outros dois modelos, mas a primeira impressão não é de uma chuteira muito forte.
O novo solado também me agradou bastante. Diferente dos outros usados pelo Nenenzão, esse é bem mais leve e flexível. A tração em grama natural não é tão boa como do outro modelo, mas não decepciona.
Em resumo, estou muito satisfeito com a minha nova aquisição. Calcei poucas chuteiras que me proporcionassem tamanho conforto e leveza como esta. Quanto a durabilidade, depois de alguns meses em teste voltarei aqui para contar. Por enquanto a nota é essa:
Se você leu até aqui, me desculpe pela extensão do post, mas lembre-se que temos aqui assunto para três postagens diferentes.
O que acharam do review de hoje? Qual dos modelos mais te agradou? Comentários abertos!
Anonymous
SHOW!
Vitor Marins
Obrigado!
Só Chuteiras
Bem escrito, como sempre. Aproveite todas elas, como de costume!
Vitor Marins
Muito obrigado, parceiro!
Ayrton
Pra colocar a sola society teve alguma preparação ou e so levar no sapateiro ?
Vitor Marins
Todo o processo é feito por ele. Mas devido ao modelo ser feito para ter solado intercambível, é necessário a colocação de uma sub-palmilha, substituindo o chassi que é usado na original.
Marco Cruz
E aí galera, eu tenho essa chuteira Adidas F50 Tunit, trouxe dos EUA e nunca usei, tá nova na caixa. Vem com kit completo: 3 jogos de travas para campos diferentes e a chave pra trocar as travas. Quem tiver interesse entre em contato, preço a combinar (33) 99931-5090.