Nike revoluciona a aerodinâmica do futebol com a bola Nike Flight. Nova bola de futebol estreia nos gramados europeus na temporada 2020-21.

A Nike apresenta hoje, 30, a mais alta tecnologia em aerodinâmica, desenhada para garantir uma trajetória perfeita da bola quando no ar. A revolucionária bola de futebol Nike Flight, que rola nos gramados europeus ainda neste ano, chega também para os campeonatos nacionais e sul americanos a partir de 2021.

A Nike Flight é um resultado de oito anos de pesquisas para melhorar a estabilidade de voo da bola, conduzidos no Laboratório de Inovação em Equipamentos da Nike. Lá, a equipe da marca avalia as sugestões e necessidades dos jogadores, e divide esse trabalho em três etapas: Examinar, Recriar e Inovar. No caso da bola Nike Flight, a etapa de Examinar fez uso de diversos sistemas de rastreamento, com o objetivo de medir o voo da bola após diferentes tipos de chutes que acontecem numa partida. Esse processo ajudou o laboratório a compreender as variáveis que afetam a bola durante o jogo, e permitiu que os engenheiros associassem medidas quantificáveis a jogadores de elite. Na fase de Recriar, o laboratório reproduziu vários tipos de chute que ocorrem no gramado, e usou uma perna robótica para repetir esses lançamentos e quantificá-los. Graças a esse processo, foi possível medir pequenas diferenças de desempenho entre bolas, e coletar um conjunto de testes quantificáveis que permitia estabelecer comparações com a bola inovadora.

No ambiente controlado do laboratório, foram experimentadas ideias revolucionárias de aerodinâmica, estrutura e materiais. Os testes com a Nike Flight incluíram 68 versões diferentes da bola, e milhares de horas no laboratório. Além disso, mais de 800 atletas profissionais participaram dos testes em campo, até que finalmente se chegasse ao modelo final.
“Tudo o que fazemos no laboratório tem embasamento científico”, diz Kieran Ronan, Diretor Sênior de Equipamentos Globais na Nike. “Aqui é possível identificar diferenças mínimas de desempenho, que talvez não sejam perceptíveis para a maioria dos jogadores. No entanto, quando observamos essas diferenças 68 vezes, o resultado é um salto de desempenho perceptível”.
Qualquer bola de futebol está sujeita a movimentos inesperados no percurso, devido a uma série de parâmetros aerodinâmicos. Um exemplo: se uma bola tem a superfície totalmente lisa, ela é “agarrada” pelo ar, o que pode levar a mudanças constantes de direção. Esses deslocamentos involuntários podem fazer chutes longos atingirem o local errado, prejudicando um possível contra-ataque, ou fazer os chutes perderem a marca do gol.
A bola Nike Flight muda esse jogo: graças a um design revolucionário, ela resolve problemas de estabilidade de aerodinâmica. Com tecnologia AerowSculpt, a Nike Flight oferece um benefício mensurável de 30% mais precisão de voo, quando comparada ao modelo Nike que a antecedeu.
A configuração dos gomos também causa impacto sobre a trajetória da bola. A Nike Flight tem uma estrutura de quatro gomos soldados a calor, com 40% menos costuras rígidas do que uma bola tradicional de 12 gomos. Esse sistema garante pontos ideais para toques de desempenho superior.

Um elemento adicional de design surge com a nova utilização da tinta 3D Nike ACC (sigla em inglês para “controle em qualquer condição”). Apresentada pela primeira vez em 2014, a tecnologia ACC ajuda a garantir a melhor firmeza tanto em tempo seco quanto debaixo de chuva. A bola Nike Flight usa o desenho da tinta 3D para imprimir “micro-abas” estratégicas ao lado da Nike AerowSculpt, com base em princípios aeroespaciais que melhoram ainda mais a estabilidade aerodinâmica.

A revolucionária Flight Ball estreia nos gramados europeus a partir da temporada 2020-21 na Premier League e na Série A Italiana e já está disponível em Nike.com.br. Para as competições no Brasil, a bola estreia no Campeonato Brasileiro, Copa do Brasil, Copa Libertadores da América e Copa Sul-Americana em 2021.

Não tenho dúvidas de que a Floght é a bola mais diferente e tecnológica que já vi. Fiquei bem curioso e com vontade de testar o modelo. Enquanto isso não acontece, você pode ver o meu teste da Merlin 2020, bola do Brasileirão e da Copa do Brasil dessa temporada.
Acompanhem-nos nas redes sociais:
Canal no YouTube: C&C TV
Fan Page: Camisas & Chuteiras / Facebook: Camisas & Chuteiras
Twitter: @Camisa_Chuteira
Instagram: @camisasechuteiras
e-mail: camisasechuteiras@hotmail.com